Mamãe Goiaba

Possíveis sintomas da Incompetência Istmo-Cervical – O que eu senti?

Oi gente!!

Voltei com mais um post sobre um assunto que sempre me perguntam:

O que eu senti antes de perder o bebê?

Quais eram os sintomas?

Eu percebi que estava acontecendo algo estranho?

São muitas perguntas desde tipo, mas a verdade é que a Incompetência do Colo é silenciosa e nenhum sintoma é concreto, até porque por ser silenciosa não há sintomas definidos de fato.

A minha primeira gestação começou completamente normal. Todos os exames estavam em ordem, então eu e meu obstetra seguimos os procedimentos normais de uma gravidez saudável. Eu trabalhava, andava pra cima e pra baixo, subia e descia escadas, como se faz em qualquer gravidez normal.

Bom, conforme a gestação foi avançando já não fazíamos mais os exames transvaginais e sim os exames normais, ou seja, por cima da barriga pra ver o bebê, afinal, tudo parecia normal.

Eu não lembro detalhes, mas depois do que aconteceu comecei a pensar o que estava estranho ou o que eu senti que podia ter me alertado para falar com o médico que algo estava errado.

E foi pensando nisso que eu fiz uma lista dos possíveis sintomas da IIC (o que eu senti poucos dias antes de perder o bebê):

  • minha barriga ficava dura, como se fosse uma contração de treinamento e foi exatamente isso que eu pensei que fosse, e não era frequente;
  • eu tinha muito muco, cada vez que ia ao banheiro. Também foi algo que pensei que era completamente normal, mas era o tampão e eu realmente não fazia ideia disso.

E foi isso.

Vejam que é uma lista pequena, bem pequena, que surgiu dias antes da perda. Não falei nada com o meu médico na época, não achei que seria algo preocupante.

Por isso a importância desse post!

Se você está grávida e perceber que pode estar sentindo algo estranho, barriga dura, muco que sai ao ir ao banheiro, enfim, qualquer coisa, fale com o seu médico. Que seja de dia ou noite, não importa!

Quando fiquei grávida da Carol eu tirava foto de tudo e mandava pro médico “Doutor, isso é normal?“, pedia para ir em consulta extra (e olha que eu já ia de 2 em 2 semanas, hein), enfim, não precisa ter medo de falar com o seu médico toda hora. Se está incomodando ou se acha que é estranho fale, não guarde isso pra você.

É isso.

Espero que cada post e cada palavra escrita neste blog ajude gestantes e tentantes que tem a IIC e sentem a mesma angústia que senti. Lembrem-se: no fim, tudo dá certo.

Beijos,

Mamãe Goiaba

 

Deixe uma resposta
*
*
*

Instagram

SIGA-ME NO INSTA E ACOMPANHE O MEU DIA-A-DIA!