Mamãe Goiaba

Dicas para quem está de repouso relativo ou absoluto

Oi gente!! Tudo bem? 🙂

Este post é para dar algumas dicas para quem está ou precisa ficar de repouso por alguma razão na gravidez. Infelizmente, são muitos os motivos para ter um diagnóstico preocupante e precisar ficar em casa (de pernas para o ar literalmente), mas temos que ser otimistas e manter a calma. Fazendo tudo direitinho sempre dá certo 😉

Como a maioria de vocês já sabem, eu precisei ficar de repouso na minha segunda gestação (eu perdi meu primeiro bebê por causa da Incompetência Istmo Cervical), pelos 9 meses, então aqui vão algumas das minhas principais dicas para que tudo dê certo neste período:

*Eu precisava ficar deitada ou semi deitada a maioria do tempo, então a primeira coisa que eu fiz foi usar aquelas almofadas em forma de triângulo (foto ilustrativa), eu já tinha uma em casa, então não precisei comprar. Essa almofada me ajudou muito a elevar as pernas cada vez que eu ficava deitada, para facilitar a circulação do sangue e depois, no final da gravidez, me ajudou a dormir (porque com o peso da barriga eu mal conseguia deitar e para respirar ficava difícil), então eu dormia quase que sentada, mas pelo menos de uma forma um pouco mais confortável.

*Outra dica importante é usar um banquinho pra tomar banho. Sim, os meus banhos precisavam ser muito, muito rápidos. Era praticamente entrar e sair da água, mas quando eu precisava lavar o cabelo, daí a opção era sentar em um banquinho (de plástico mesmo) e lavar a cabeça o mais rápido possível. Não é nada fácil, principalmente quando se tem um cabelo enorme – como eu tinha – mas no final todo esse esforço vale a pena 🙂

*Cadeira de rodas é também um item importantíssimo para quem precisa ficar de repouso absoluto e por alguma razão (inevitável), precisa sair de casa. Eu pedi emprestada a cadeira para uma pessoa que tinha em casa e não estava usando. Eu ia para todas as consultas assim, desde a porta de casa até a porta do consultório médico. Valeu a pena, porque meu colo era pouco estimulado, afinal eu não fazia nenhuma força ao andar – o mínimo que fosse.

*Outro item importante, ou melhor, itens importantes que façam você ocupar a mente: Livros é uma ótima pedida, mas pra quem não curte muito leitura filmes também ajudam. Netflix está aí pra isso, então aproveite enquanto o bebê não nasce (depois é praticamente impossível ver um filme completo sem pausas ou sem sono, hehe).

*Água também é importantíssima para o repouso. Ficar hidratada é essencial, então mantenha sempre uma garrafinha ao lado da cama/sofá (por favor, nem pense em levantar pra pegar essas coisas, se precisar peça a alguém ou deixe ao seu alcance). O mínimo de esforço vai evitar qualquer coisa ruim que possa acontecer, acredite. Terminou de tomar banho? Deixe a toalha no banheiro, depois alguém dá um jeito nisso pra você. 😉

*Alimentação saudável é fundamental, porque como não há nenhum esforço físico durante os 9 meses, é preciso comer bem e saudável (de 3 em 3 horas se possível), para manter a saúde e o peso adequado para uma gestação saudável. Eu não tinha a possibilidade de caminhar ou fazer qualquer atividade física que uma grávida normal fazia, então precisei me cuidar com a alimentação. Ao todo engordei 8 quilos (o desejável são 9 quilos) e não fiquei nada inchada 🙂

*Roupas fáceis de colocar também é importante. Evite abaixar para colocar um sapato (mesmo que você esteja sentada). Evite roupas apertadas (que apertem a barriga). Realmente cada detalhe é importante e todo cuidado é pouco.

Estas são algumas dicas que foram muito importantes pra mim. Se você também está vivendo (ou viveu) um repouso e passa (ou passou) por isso e tem mais dicas, me escreva! Quero saber, porque em breve farei um vídeo no meu canal do Youtube sobre isso.

Obrigada por ler até aqui e se você está passando por um momento difícil a frase está correta “é só uma passagem que você precisa enfrentar e pronto”, logo mais você estará com o seu/sua bebê no colo, assim como eu (no caso minha bebê já tem 4 anos e meio, haha). Deus é bom, independente de qualquer crença, lembre-se sempre disso.

Um beijo e até o próximo post!

Mamãe Goiaba

Youtube.com/mamaegoiaba

Instagram: @jennifercastrof

Facebook.com/mamaegoiaba

 

 

 

Deixe uma resposta
*
*
*

Instagram

SIGA-ME NO INSTA E ACOMPANHE O MEU DIA-A-DIA!