Mamãe Goiaba

3 anos morando fora do Brasil!

Oi gente!! 🙂 Voltei com esse post comemorativo de 3 anos de Panamá!!! Eeeee!!!

Há exatamente três anos, no dia 29/11/2014, eu, Vini e Carol desembarcávamos em um país pequeno da América Central, com a cara e a coragem, para enfrentar novos desafios, pessoais e profissionais.

Muitas pessoas ainda me perguntam como eu vim parar aqui e resposta é: trabalho. Recebi uma proposta quando ainda estava em São Paulo para morar aqui e fazer parte da equipe de Aquisição de Talentos de uma multinacional do segmento de saúde.

Após dizer o SIM para a empresa eu tive um mês para vender meus móveis, colocar o apartamento em São Paulo para alugar e pesquisar sobre o país. A minha sorte foi que aquele programa de TV chamado “O Mundo Segundo Os Brasileiros” estava à todo vapor e tinham acabado de lançar o episódio do Panamá. Vi e revi o programa milhões de vezes, mesmo que aquilo não represente nem 10% do que é morar aqui (agora eu sei disso hehe). De qualquer forma, valeu muito à pena assistir e deu para ter uma idéia de como era o país.

Com tudo pronto e família à postos, pegamos o vôo noturno para a Cidade do Panamá e depois de sete horas (a Carol se comportou SUPER bem, graças à Deus – ela tinha apenas 9 meses quando viemos pra cá), chegamos neste pequeno país e fomos recebidos pelo motorista da empresa que me contratou. Ele nos levou até o hotel e eu lembro que estávamos empolgados demais para pensar em qualquer coisa que não fosse a nossa nova vida, mas isso durou um dia (hahaha), porque eu chorei por um mês seguido.

Saudade da família, medo do desconhecido, medo de acontecer alguma coisa e estarmos longe de tudo e de todos, mas esse medo logo passou. C0mecei no emprego novo, aperfeiçoei o espanhol, fiz novos amigos e amigos antigos até vieram trabalhar aqui comigo. Alugamos um apartamento e começamos a nos sentir em casa e é exatamente assim que nos sentimos hoje. Aqui é a nossa casa. Cada vez que vamos ao Brasil não vemos a hora de voltar para as nossas coisas, para a nossa rotina e para o que nós construímos nestes três anos. Aqui nos sentimos mais seguros (o índice de violência é nada comparado ao Brasil), temos mais qualidade de vida (são dez minutos para chegar ao meu trabalho – sim, existe trânsito, mas nada comparado a São Paulo), temos um maior conforto e a possibilidade de fazer com que nossa filha aprenda mais dois idiomas (espanhol e inglês), aliás ela já fala os dois melhor do que eu (hahaha).

Hoje celebramos os três anos de uma grande mudança em nossas vidas e celebramos também a coragem que tivemos quando tomamos essa decisão. Qualquer mudança na vida requer coragem e força, porque NÃO É FÁCIL. Então, se você está aí pensando em mudar, mude. Você só vai saber se valeu à pena se tentar. Se não valer, recomece, como eu recomeçaria sem problemas.

Se vocês tiverem alguma pergunta, dúvida sobre como é a vida fora do Brasil com marido e filhos (no meu caso filha, hoje com três anos e nove meses) e até perguntas relacionadas à trabalho, podem me mandar! Ficarei super feliz em responder.

falecomigo@mamaegoiaba.com.br

Beijos e até a próxima! 😉

Mamãe Goiaba

Instagram

SIGA-ME NO INSTA E ACOMPANHE O MEU DIA-A-DIA!